PROJETO

PROJETO CASA-IGREJA







PROJETO VIZINHANÇA ABENÇOADA POR DEUS






INTRODUÇÃO:

Em Março de 2006, dentro do Programa Encher a Casa do Senhor [site], tem inicio este programa que visa atender a um anseio da igreja e do Ministério Pastoral, do Pr. Jônatas David. Já por muitos anos, uma das marcas de nossa ação eclesiástica, em Teixeira de Freitas BA, e na região, é o desejo de, não só pregar o evangelho, obedecendo a ordem do Senhor Jesus Cristo, mas, para fazer isto de forma completa e cristã, buscar meios de ser uma igreja que visa participar da formação social de nosso gente. Ação Beneficente, Casa de Recuperação, Prevenção de drogas, contribuições de várias formas a entidades beneficentes no município e fora de nossa região, Encontro de Casais com Cristo e de Jovens com Cristo em favor das famílias em nossa cidade outras atividades de cunho social, determinam o caráter coletivo de nossa igreja. Não estamos nas quatro paredes, estamos, sim, fora delas, fazendo uma enorme diferença em nosso povo, pela ajuda e misericórdia do Senhor.

Assim, é que o Projeto Vizinhança Abençoada é mais um jeito poderoso de cumprirmos tal determinação, e não somente isto, mas uma maneira extraordinária de descobrirmos o que podemos fazer mais, neste sentido, pois ele visa colher na fonte, junto à coletividade, o que entendem como sendo nossa igreja, e o que poderíamos fazer a mais, para ser, ainda mais úteis a eles e aos propósitos divinos, nossos, neste mundo. O Pr. Eduardo Santos foi trazido por Deus para ser o grande articulador de tudo isto. Brilhantemente, responsavelmente, o projeto tem fluido, tem saído do papel como expectativa, e tem vencidos barreiras cotidianas, tem produzido os frutos esperados, tem desafiado a todos nós, tem nos levado a novos passos, tem nos conduzido a novas decisões.

Muito já fazíamos, muito já estamos fazendo, e temos certeza que muito será feito, ainda, em pouco tempo, através e por causa deste projeto. Deus vai nos acompanhar, como sempre fez; vai nos dar todo apoio necessário, toda condição essencial, para que, como sempre, saibamos assumir tais desafios, e também, saibamos por em prática, em evidência, os desafios que Ele espera de todo nosso potencial.



Teixeira de Freitas BA, Agosto de 2006 – Pr. Jônatas David Brandão Mota, Pastor da Igreja.



DIVISA: Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. Lucas 14.23

VISÃO: Trabalhar no Reino de Deus fazendo a diferença na Vizinhança da Igreja, utilizando os diversos meios pra alcançar os vizinhos com a Verdade do Evangelho.

MISSÃO: Conhecer, Impactar, Evangelizar e Integrar a nossa Vizinhança

COMEÇANDO O PROJETO:

I. Introduzir o projeto através de um treinamento que pode ser um sábado a noite ou domingo pela manhã ou a tarde ou conforme preferir.

II. Recrutar pessoas comprometidas com o Reino, dispostas a pagar o preço de ir em busca dos vizinhos, independente dos fatores culturais e econômicos.

III. Treinar as equipes de suporte para estudos bíblicos, cartas e telefonemas.

IV. Determinar se o trabalho será realizado de forma continua ou de impacto.

V. Confeccionar o material a ser utilizado:

a) Fichas

b) Cartas

c) Folhetos ou cartões evangelísticos

d) Mapas

e) Estudos bíblicos

f) Confeccionar camisas ou crachás.









DETERMINANDO OS DIAS E HORÁRIO DE VISITAS

I. Quando a Igreja possuir ministro na área do projeto o mesmo poderá visitar durante a semana e nos finais de semana com a equipe.

II. O melhor horário como sempre é a tarde, mas em caso de impacto poderão ser utilizadas as manhãs. Em alguns bairros é mais fácil encontrar as pessoas a noite, de preferência após a 19 H e com visitas bem mais rápidas.

Obs. Cada visita dura em média 10 à 15 minutos, quando feitas de forma mais tranqüila no Projeto continuo. No caso de impacto deverão ser utilizados de 7 a 10 minutos aproximadamente, dependendo da receptividade da pessoa visitada, podendo ser estendido no máximo até 15 minutos.

ROTEIRO DA VISITA

I. Apresentar-se como membro da Igreja, dizendo que está realizando uma pesquisa ou um censo religioso. Falar sobre os objetivos da visita.

II. Quando convidado poderá entrar na casa, senão, poderá fazer a entrevista na porta ou portão da casa. Se a pessoa tiver dificuldade em lhe atender não insista, deixe um folheto, carta ou cartão para que ela possa entender seu objetivo.

III. Quando a pessoa tiver dificuldade em responder as questões, tente usar exemplos práticos, para que seja o mais claro possível.

IV. Algumas perguntas deverão ser feitas apenas a católicos ou membros de religiões não evangélicas. Vejamos alguns exemplos de tipo de pessoas:

TIPO 1 – Pessoa católica ou outra religião não evangélica: faça todas as perguntas, fora a número 10 no caso de homens.

TIPO 2 – Pessoa evangélica: você deve pular a 5ª e 9ª questão.

TIPO 3 – Não freqüenta religião: você deve pular a parte b e c da 3º questão.

V. Não discuta religião, se tiver oportunidade testemunhe e ore pela pessoa.

VI. Verifique os campos do endereço e o telefone se estão preenchidos de forma correta.

VII. Marque no verso de uma das fichas o nº das casas que não foram visitadas.

OBS: AO LADO DO NOME DA SEGUNDA PESSOA PREENCHA A SIGLA GRAU DE PARENTESCO:

(E) Esposo (a) (F) Filho (I) irmão (T) tia (A) amigo (PM) padrasto ou madrasto

DIFICULDADES

1. Muitas pessoas possivelmente não estarão em casa, você deverá perceber qual o melhor horário para visitá-las. Você poderá entrevistar as domésticas apenas quando morarem na casa.

2. Muitas pessoas poderão não te receber, por estarem ocupadas ou não serem simpáticas a evangélicos, esteja atento e preparado para possíveis grosserias de alguns.

3. Alguns não lembrarão as datas de aniversário, se puder poderá anotar apenas o dia e o mês e perguntar a idade da pessoa.

APROVEITANDO OS DADOS:

IMPORTANTE: A igreja deverá possuir uma equipe de suporte devidamente treinada para que possa aproveitar ao máximo estes dados.

I. A igreja tem uma grande oportunidade em suas mãos de alcançar os vizinhos de diversas formas a partir destes dados arrecadados.

II. Telefones: Serviço de tele-mensagens para os dias de aniversário e outros contatos.

III. Endereços: Cartas, Cartões de Aniversário.

IV. Determinar os índices: religiosidade, aceitação da igreja, interesse das pessoas pelo evangelho.

VI. Estudo bíblicos e pessoas para núcleos.

VII. Trabalhos sociais: cursos profissionalizantes, oficinas, etc.





SIMULADO: TIPOS DE PESSOAS.

I. Crente desviado

II. Não-crente/Católico

III. Evangélico/Testemunha de Jeová/Cristã no Brasil.