terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Todo pai e toda mãe precisa apresentar uma autoridade e poder dados



Recebi um texto de Dra. Lucy Penna que gostaria de dividir com os amados leitores.

O que é liderança em família? O que é ter poder na família? Quem manda em casa? Pai, mãe, filhos...

Vamos analisar um pouco esse tema.

“Muito se tem escrito sobre as diferenças entre comandar, gerir, gerenciar e liderar. Os gerentes cuidam das operações cotidianas das empresas. Supervisionando seus empregados, eles fazem com que as pessoas tenham o desempenho que delas se espera: os atos de prestar serviços, fabricar produtos, preencher pedidos ou fazer entregas.

Poder: faculdade de forçar e coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa não queira fazer.

Autoridade: Habilidade de levar as pessoas a fazerem com boa vontade o que você deseja, ou seja, por sua influência pessoal.

Líderes: são homens e mulheres de visão, que veem como os detalhes do dia-a-dia se ajustam às conformações mais importantes.”. PENNA.

Portanto, há diferença entre gerir, liderar, comandar...



Com os melhores líderes,

Quando o trabalho está feito,

E o projeto terminado,

Todos dizem:

“Fomos nós que o fizemos”.

Tao Te Ching, 17,

Livro clássico de filosofia chinesa.

Como acontece isso na família?

As famílias funcionam como um sistema: uma mudança em um dos membros da família precipita mudanças em todo o grupo.

QUEM LIDERA E QUEM TEM PODER

SOBRE A FAMÍLIA?

 
Todo pai e toda mãe precisa apresentar uma autoridade e poder dados pelo Senhor

por meio de sua Palavra: Deuteronômio 30.1-20

Todo líder deve promover a maximização das pontecialidades dos membros da família, por meio de incentivos, encorajamentos, palavras de estímulo.

O líder na família, que pode ser a mãe, o pai, dependendo da situação e do assunto, não deve menosprezar um ao outro, muito menos os filhos. Deve exercitar a afetividade com palavras e gestos. Beijar mais, abraçar mais uns aos outros. Não somente quando os filhos são pequenos, mas mesmos os adolescentes e jovens precisam de carinho tanto paterno como materno. Os filhos precisam também perceber que os pais são afetuosos um com o outro.

Pesquisas feitas no campo da Emotologia, ciência que estuda o papel da emotização no desenvolvimento humano, mostra-nos a importância do toque, do carinho nas relações familiares como uma premissa para um despertar do cérebro para o aprendizado de forma mais rica e gratificante, muitas vezes facilitando a aquisição do conhecimento.

O líder segundo o coração de Deus tem autoridade e poder dados pelo Senhor para exercer sua missão de comandar sua família para o alvo de ser segundo o Senhor Jesus Cristo e fazendo do seu lar um celeiro de alegria e maravilhosas experiências.

Pai, mãe, vocês precisam assumir sua liderança, sua autoridade e seu poder como pais, levando os seus filhos a tornarem-se homens e mulheres saudáveis, felizes e realizados. Que Deus, que é o Deus da família, nos abençoe


Profª. Jussara Hübner
Psicóloga
IB Pérola dos Mares (Salvador)



Nenhum comentário:

Postar um comentário