quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Senhor não vou desistir!



Costumo dizer que os problemas das pessoas não são externos, pois ao olharmos alguém que está bem vestido, bem “arrumado” não conseguimos entender como é que essa pessoa possa estar passando por grandes problemas ou dificuldades. Na verdade os problemas estão sempre dentro de nós, e eles não são visíveis para as pessoas. Quem nos vê numa festa não perceberá se andamos desanimados ou com o coração apertado por motivos que consideramos difíceis de administrar. A ansiedade, que nem sempre é perceptível para os que nos rodeiam é nossa maior inimiga, e as vezes o nosso desânimo é tão grande que chegamos a ficar ”paralisados” na vida por um tempo.

Os sonhos cessam junto com o desânimo e nos sentimos fracassados em muitas áreas de nossas vidas.



Nossa mente está programada para “ganhar”, “vencer”, “conquistar”, “avançar”, “prosperar”, “conseguir”, “obter”, “superar”, e tantos outros verbos positivos que durante a nossa vida nos foi ensinado, e não aprendemos nem aceitamos “perder”, “recuar”, “fracassar”, “entregar” ou “desistir”.

Esses são verbos que não se ajustam naquilo que aprendemos em casa, na escola, no trabalho, na sociedade ou no mundo, onde quer que caminhemos durante nossa existência.



Quando ficamos assim “paralisados”, pensamentos absurdos nos ocorrem, queremos encontrar uma saída rápida para os problemas, pois viver dessa maneira é muito difícil, mas também o medo de errar não nos ajuda a avançar e os problemas parecem aumentar mais a cada dia que passa.

O que fazer para encontrar a saída?

Como fazer para que as coisas dêem certo?

Qual a atitude que devemos tomas diante das dificuldades que encontramos em nossas vidas?



Então pensamos: Melhor esperar …

Mas como já estamos esperando há um bom tempo e não aconteceu muita coisa nesse período, então “esperar” se torna mais um problema para nós!



Muitos pensam em desistir de tudo, desistir da vida, desistir dos sonhos…



A sensação de ter fracassado em alguma coisa, ou nalgum momento, seja na escola, no trabalho, num relacionamento, na criação dos filhos, na administração das finanças ou em qualquer outra área da nossa vida é difícil de admitir e assumir para nós mesmos o fracasso. Mais terrível ainda é admitir que fracassamos para as pessoas que nos cercam, que nos conhecem ou para a sociedade.



É difícil porque temos medo de sermos julgados e desprezados pelo que nos acontece conosco. As vezes temos vergonha de olharmos para as pessoas, pois imaginamos o que podem estar pensando de nós?

Então muitos vivem cabisbaixos ou “fazendo de conta que está tudo bem” para que ninguém pense nada ruim a nosso respeito.



Isso é mais comum nos dias de hoje do que muitos pensam, e acontece com mais pessoas do que imaginamos, pois os problemas estão dentro de nós e não no exterior, por isso não percebemos nos outros.



O que nós cristãos precisamos entender, é que Deus trata conosco através de nossos fracassos, nossas quedas, nosso erros. Não gostamos disso, mas é assim que Deus faz.



O tempo de aflição para nós é a oportunidade para Deus agir em nossas vidas, pois nos tornamos mais sensíveis ao seu Santo Espírito e ouvimos mais a sua “voz”.



Nos esquecemos com muita facilidade que fomos chamados por Deus com um propósito sublime de formamos um novo reino conforme nos ensina o Apóstolo Paulo em Colossenses:

Col. 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;



Deus quer que você faça parte do seu reino eterno, e quer que você seja frutífero para o seu reino!



Quanto mais resistimos ao “trabalhar de Deus”, mais sofremos e menos entendemos o porque certas coisas nos acontece. Quanto mais nos acovardamos, ou nos fechamos em nós mesmos, mais tempo levamos para aprender aquilo que Deus quer nos ensinar!



Vamos olhar para a Palavra de Deus e buscar ajuda, para aprender como agir em situações de quedas ou de aparente fracasso em nossas vidas:



O que precisamos compreender, de uma vez por todas, é que o objetivo de estarmos aqui, (de vivermos neste mundo); sabendo que a nossa vida aqui é apenas temporal; é que estamos aqui de passagem, para ir viver num outro lugar: o reino eterno de Deus, que foi conquistado para nós na cruz do calvário através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.



O nosso lugar de descanso não é aqui, o nosso descanso está na Glória de Deus, com todos os salvos desta terra, junto com os Anjos e na presença do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Ali vamos descansar de todo peso, de toda dor e de todas provações.



Vamos examinar uma passagem da Palavra de Deus que nos ajudará a olhar para nossas tribulações de uma outra maneira:



O Apóstolo Paulo, depois de passar boa parte de sua vida em atividades seculares, compreendeu a importância do seu chamado para proclamar a salvação de almas para o reino de Deus.



Talvez você tenha um chamado diferente, não necessariamente pregar a Palavra de Deus, mas com certeza, Deus sempre tem um propósito para sua vida, que é preparar você para participar desse reino maravilhoso, que é eterno, e de adestrar você para ser frutífero enquanto estiver vivendo aqui.



Vamos ver algo que aconteceu com Paulo e que muitos cristãos não conhecem ou não perceberam ao ler suas Bíblias:



E Atos 14, (13 a 20) temos a descrição de uma situação vivida por Paulo e Barnabé que nos ajuda a entender como devemos reagir diante das situações de aparente fracasso em nossas vidas:



Paulo e Barnabé estavam na cidade de Listra com o propósito de pregar a Palavra de Deus e encontraram um homem aleijado naquela cidade.

Paulo ministrou sobre a vida daquele homem e ele foi curado.



Os habitantes de Listra então imaginaram que Paulo e Barnabé eram “deuses” em forma de homens e então um um sacerdote do templo de Júpiter, (também chamado Zeus, o deus maior dos gregos na época) quis oferecer-lhes um sacrifício, usando touros cobertos com grinaldas, junto com a multidão em homenagem à Paulo e Barnabé . Lemos em Atos 14:



14 Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando

15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles;

16 o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos.

17 Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações.

18 E dizendo isto, com dificuldade impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios.

19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto.



Paulo e Barnabé tentaram pregar a Palavra em Listra. Esse era o objetivo deles, usando tudo o que sabiam, e também coragem, pois tinham que enfrentar situações inusitadas e perigosas, e o que aconteceu é que ao tentar cumprir o seu objetivo Paulo terminou apedrejadopor aquela multidão.



Era costume na época que, depois de ser apedrejado até a morte, a vítima era arrastada para fora da cidade e deixada para que os cães e as aves de rapina acabassem com o corpo.



Os discípulos que Paulo já havia feito ali, acompanharam o corpo de Paulo sendo arrastado para fora da cidade e ficaram ao redor dele atônitos.

Como se sentiram aqueles discípúlos diante dessa tragédia?

Não sabemos, pois a palavra não nos revela isso, mas é possível imaginar que algo terrível passava no coração daqueles servos de Deus.



Mas parece que um milagre aconteceu em seguida!

Paulo se levantou diante dos olhares dos discípulos e entrou na cidade, porém no dia seguinte partiu dali para a cidade de Derbe.



A princípio parece que Paulo fracassou, ou se amedrontou, ou se sentiu envergonhado e saiu de mansinho.



Talvez se um de nós estivesse no lugar de Paulo diríamos: Ah! Senhor! Sou teu servo, ou, sou tua serva, como isto foi me acontecer?

Como o Senhor permitiu que isso acontecesse comigo? Eu tinha o propósito de te servir! Fui fiel ao teu mandado!

Minha vida perdeu o sentido com o fracasso!

Quase me mataram, e o Senhor não fez nada por mim! Me deixou à mercê da sorte e dos meus inimigos!

Ao invés de ser abençoado fui envergonhado, apanhei, sofri dores e quase morri!…

E agora, o que vou fazer? Vou ter que continuar a enfrentar tudo isso de novo?

Perdi o ânimo em te servir, Senhor! Vou parar por aqui, vou para Jerusalém e vou voltar a ser advogado!



Como você reagiria se estivesse no lugar de Paulo?



Sei que não podemos nos colocar numa situação semelhante nos dias de hoje e certamente os nossos problemas são diferentes dos problemas vividos por Paulo naquela época (graças a Deus!), mas existem algumas coisas que podemos aprender com isso.



Primeiro: Paulo não se importou com a vergonha, ou com o sofrimento, ou com a aparente ausência de Deus para lhe proteger ou o abençoar.



Paulo sabia em quem ele cria! Deus é verdadeiro, é fiel e não erra, amados!



Alguns teólogos consideram que Paulo morreu e o Senhor o ressuscitou ali, ou que as visões que o Apostolo narra em 2ª. Corintios 12:1-5, possam ter ocorrido nesses momentos.



Mas o que importa foi a reação de Paulo e precisamos aprender a confiar em Deus dessa mesma maneira!



Paulo se levantou e foi para Derbe para continuar no propósito para o qual ele foi chamado por Cristo.

Paulo foi para Derbe para continuar a pregar a Palavra e testemunhar do amor de Deus para conosco., e a palavra nos diz no verso 21 que ele fez ali muitos discípulos.

Paulo não desanimou, não se colocou diante de Deus como quem fracassou, não ficou debaixo dos lençóis chorando as suas dores e se queixando de que Deus o tinha abandonado! Não!



Paulo sabia que o seu futuro era participar do reino de Deus e precisava fazer a sua parte. Então ele fez aquilo que nos diz em Filipenses 3: 13b …. esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação (chamado) celestial de Deus em Cristo Jesus.



Paulo tinha a sua visão voltada para o reino eterno de Deus, e sabia que todas as coisas que passaram não retornam mais.

Paulo sabia que “todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito (Rom 8:28)

Paulo vivia o presente e confiava que os olhos de Deus estavam sobre ele .



1ª. Pedro 3: 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal



Nós temos o costume de viver muito o passado e esperando ansiosos pelo futuro. Quase não vivemos o presente.



Temos que nos levantar, passar azeite nas feridas e continuar nossa caminhada. Temos que ser frutíferos a tempo e a qualquer tempo! Temos que fazer com que o nosso presente seja frutífero para o reino de Deus!



Essa é a vontade de Deus para a sua vida! Essa é a vontade de Deus para todos aqueles que foram chamados para viver no reino do Filho do seu amor!



O incrível é que vemos nos versos seguintes que o Apóstolo Paulo retornou para a cidade de Listra (onde foi apedrejado) para fortalecer a alma dos discípulos, exortando-os a permanecerem firmes na fé e mostrando que, através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus (Atos 14:22).



Podemos aprender então que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem, porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas. (2ª. Corintios 4:17-18)



Imaginem o que Paulo não acumulou de peso de glória (galardões) ao sofrer tantas provações e não se deixar esmorecer enquanto aqui viveu!



E Você? Tem levantado, sacudido a poeira e continuado a confiar no Senhor e a viver dentro da vontade de Deus?

Ou tem se deixado desanimar e se contaminado com o que o mundo oferece, imaginando que Deus te abandonou ou que Deus não te ama e não responde suas orações?

É preciso confiar em Deus, amados!

É preciso se fortalecer na fé e enfrentar as tribulações com confiança e a certeza de que Deus está nos adestrando para o seu reino!



Cada vez que você se quebra, você se torna melhor! Cada vez que você se arrepende de seus pecados você se santifica mais!

Cada vez que é você humilhado você entende o preço que o Senhor Jesus pagou pela sua vida na cruz, pois sendo Deus, humilhou-se a si mesmo, tomando a forma de servo.



É hora de nos firmarmos e permanecermos junto ao Senhor, pois os dias são maus e o sofrimento afastará muitos da salvação.



Por isso o Senhor Jesus nos diz em Lucas 9:62: “ Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus.



Ainda é tempo de firmar a nossa mão, e olhar para o fim da jornada, onde o Senhor nos espera com a coroa da vida, e ali então encontraremos descanso para nossas almas cansadas!



Te exorto a olhar os seus fracassos, os seus erros, as suas quedas ou as suas perdas como uma forma de Deus trabalhar em sua vida, para você crescer na graça e no conhecimento de Deus, sabendo que Ele prometeu que nunca nos deixará, jamais nos abandonará (Hebreus 13:5).

Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que poderá me fazer o homem? (Heb 13:6)



Confia em Deus, e louva-o pela sua fidelidade.



Vamos orar:

Senhor amado, em nome de Cristo Jesus, Perdoa-nos e ajuda-nos a entender que os nossos fracassos, nossos erros e nossas perdas, são para que aprendamos a confiar em ti.

Fortalece a nossa fé e dirija os nossos passos. Ensina-nos a olhar todas as circunstâncias pelos olhos da fé, sabendo que o Senhor não nos deixa nem nos abandona.

Dá-nos forças para suportar as do
res, as frustrações e o medo. Sustenta-nos com sua poderosa mão, para que, como Paulo em Listra, possamos nos levantar e seguir a carreira que nos está proposta, até encontrar com o Senhor na sua Glória. Em nome do Senhor Jesus. Amém!



Deus te abençoe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário